16 de maio de 2016

Democrata-GV é o campeão do Módulo 2 do Campeonato Mineiro

Foto: Antônio Cota/Diário do Rio Doce

O Democrata de Governador Valadares levantou na tarde do último sábado (14) o título de Campeão Mineiro do Módulo 2. O time do Vale do Rio Doce conquista seu segundo troféu na história da competição, 11 anos depois do primeiro. Diante de um público de mais de 5 mil torcedores presentes no estádio José Mammoud Abas, a Pantera empatou em 0 x 0 com o América de Teófilo Otoni e garantiu o título. O América se beneficiou do resultado entre Uberaba e Mamoré para garantir também o seu retorno a elite, que disputou pela última vez em 2013.

Com um time experiente e apontado como favorito desde as primeiras rodadas, o Democrata consolidou a posição ao fazer uma primeira fase impecável, onde simplesmente atropelou os adversários. Em 10 jogos, foram 8 vitórias, 1 empate e somente 1 derrota, terminando com 25 pontos, 8 a mais do que o segundo colocado Nacional de Muriaé.



No hexagonal final, o time parecia não demonstrar o mesmo ímpeto nas rodadas iniciais. Os dois empates nas duas primeiras rodadas preocuparam, mas não foram suficientes para impedir a força da equipe, que após vencer o Uberaba por 2 x 1 em casa, conseguiu voltar ao caminho que culminaria com o título.

Com o troféu de campeão, o Democrata repete o feito do Guarani de Divinópolis, que por duas vezes seguidas caiu e voltou no ano seguinte como campeão, em 2002 e 2010. O técnico Eugênio Souza, conquista seu segundo título da competição, uma vez que também havia sido campeão com o Guarani em 2010.

Em 2017, Democrata e América-TO ocupam as vagas deixadas por Guarani e Boa Esporte na elite do Campeonato Mineiro.