12 de setembro de 2017

Segundona Mineira chega ao final do 1° turno com superioridade do Coimbra

Foto: Cris Mattos/FMF

Com o final da 9ª rodada, também chegou ao fim o 1° turno da Segunda Divisão do Campeonato Mineiro. A competição se mostra equilibrada na disputa pelas duas vagas no acesso para o Módulo 2 do ano que vem e consolida um favorito ao acesso: o Coimbra, que termina na liderança isolada com apenas 1 derrota sofrida nos 9 jogos disputados. Ipatinga, Democrata de Sete Lagoas e Poços de Caldas, apesar de oscilações, também prometem brigar até o final pelo acesso. Já Inter de Minas e Betis, têm sentido bastante a transição do amadorismo para o profissional e realizam campanhas bem abaixo das demais em seu primeiro ano de disputa.

A rodada 9 foi marcada por muitos gols: 22 no total das 4 partidas. Destaque para a goleada do Jacaré sobre o Atlético B por 4-1 e também o confronto dos lanternas, quando o Inter venceu o Betis pelo placar de 5-3.


Goleada animadora

Foto: Pedro Souza/Atlético

Jogando na Arena do Jacaré, o Democrata que na rodada passada havia sido derrotado, dessa vez venceu com autoridade o Atlético B que vinha de 3 vitórias consecutivas. Rodrigo Dias, Guilherme (2) e Vander Junior marcaram para o time da casa enquanto Elder descontou para o Galinho. Com a vitória, o Democrata voltou a briga e ocupa agora a 3ª colocação na tabela, ficando a apenas um da zona de acesso ao Módulo 2. Já o time B do Atlético treinado por Caio Zanardi está na intermediária da tabela com 12 pontos e mostra que não deve brigar pelo acesso com os demais concorrentes.

O jogo teve um acontecimento lamentável nas arquibancadas, quando a mãe do zagueiro Rodrigão do Atlético foi agredida por um torcedor do Democrata. O fato foi relatado em súmula pelo árbitro da partida e pode acarretar em problemas fora de campo para o time da casa.

DEMOCRATA: Ranule; Ricardo Luz, Elder, Carciano e Ranielle; Rafael Rodrigues, Matheus Gonzaga, Guilherme e Baianinho (Rafael Neto); Rodrigo Dias (Matheus Henrique) e Raphael Augusto (Vander Jr.). Téc.: Fred Incalado

ATLÉTICO B: Michael; Adson, Rodrigão, Rafael Vitor e Mansur; Lorran (Diego), Mateus Roldan (João Vitor), Ralph e Marcos Vinicius (Matheus); Marco Túlio e Elder. Téc.: Caio Zanardi


Chuva de gols no confronto de lanternas

Wendell do Inter levou o prêmio da "bola do jogo" pelos 3 gols marcados
Foto: FMF

No jogo mais peculiar da rodada, os dois times com as piores campanhas se enfrentaram no estádio José Mapa Filho em Ouro Branco e marcaram o jogo com mais gols até aqui na competição: 5 x 3 para o Inter de Minas. Em menos de 10 minutos, 3 gols já haviam sido anotados: aos 3’ Marlon abriu o placar para o Inter, aos 8’ Elifrank empatou para o Betis e um minuto depois Wendel colocou novamente a equipe de Uberlândia na frente. Ainda na primeira etapa o mesmo Wendel ampliou para o Inter aos 33 e João Paulo diminuiu para o time da casa aos 38.

Depois, no segundo tempo Marcos Paulo empatou para o Betis aos 3 minutos, mas Wendel marcou seu terceiro gol aos 12 e colocou o Inter de novo na frente. Para fechar a chuva de gols Marlon deu números finais ao placar e decretou a primeira vitória do Inter de Minas na competição. Mesmo com a vitória, o Inter fecha o primeiro turno com 1 ponto conquistado, devido a punição sofrida pelo time na 1ª rodada da competição quando perdeu 3 pontos. Já o Betis ainda não conseguiu pontuar na tabela.

BETIS: João Paulo; Raphael George, Marcos, Tiago e Matheus Pereira (Jonathan); Ismael, Alexandre (Vinicius), Danrley e Gabriel Soares; João Paulo e Elifrank (Antônio). Téc.: Silvio Carlos Jr.

INTER DE MINAS: Renato; Igor, Guilherme Batista, Cauê e Varley; Marlon Jr., Rafael Gonçalves (Pedro), Victor Hugo e Fredinho (Paulo Victor); Marco Aurélio (Breno) e Wendel. Téc.: Carlos Bauab


Retorno a zona de classificação


O Ipatinga conseguiu fechar o primeiro turno dentro da zona de classificação para o Módulo 2 que é o grande objetivo do time que montou uma equipe experiente para conseguir logo o acesso. Dessa vez o Tigre foi a Rio Doce e venceu o Ponte Nova pelo placar de 4 x 2. O artilheiro do campeonato Paulo Henrique abriu o placar para o Ipatinga. Depois Daniel, Fumaça e o veterano Francismar também anotaram enquanto Geovane Santos e Leone marcaram os gols do time da casa.

O Ponte Nova ocupa a 7ª posição e o Tigre mostra que vai brigar até o final pelo acesso e também pelo título da Segundona Mineira.

PONTE NOVA: Leonardo; Juninho, Felipe, Lucas Augusto e Daniel (Luis Carlos); Arthur (Leone), Gleison, Iran e Geovane Santos (Altair); Igor Badio e Higo. Téc.: Anderson Chaves

IPATINGA: Alencar; Julio Cesar, Ulisses, André Alves e Douglas; Denílson, Daniel (Kaue), Fumaça e Luizinho (Patrick Allan); Francismar (Lourival) e Paulo Henrique. Téc.: Eugênio Souza


Líder consolida a ponta

Foto: Cris Mattos/FMF

E para fechar a rodada na tarde desta segunda-feira, o Coimbra consolidou sua liderança ao bater o Poços de Caldas pelo placar de 3 x 0 no estádio Castor Cifuentes em Nova Lima. Os gols do líder foram marcados por Caio Dantas (2) e Matheus e deram ao time da capital mineira uma vantagem de 3 pontos sobre o segundo colocado Ipatinga e de 4 para fora da zona de classificação. O Poços segue na briga e ocupa a 4ª posição com 14 pontos.

COIMBRA: Gustavo Rangel; Barone, Diogo, Euller Viana e Maicon; Lucas, Luis Felipe, Matheus Vieira (Renato) e Jeferson (Daniel Oliveira); João Willian (Guilherme) e Caio Dantas. Téc.: Éder Bastos

POÇOS DE CALDAS: Fernando; Favali, João Victor, Lazarini e Maicon; Diego Luiz (Luiz Vinicius), Arilson e Matheus (Watson); Esquerdinha, Carlinho (Gustavo Henrique) e Willian. Téc.: Marcelo Albino


Numeros:

Os números do primeiro turno mostram que o Ipatinga tem o ataque mais positivo até aqui da competição com 20 gols marcados, sendo 6 a mais que o líder Coimbra. Porém o time da capital tem a defesa menos vazada com apenas 5 gols sofridos nos 9 jogos disputados. Foram marcados até o momento 117 gols e Paulo Henrique do Ipatinga é o líder com 9 anotados. Ele é seguido de perto por Eraldo do União Luziense com 8 e Igor Badio do Ponte Nova com 7. Elder do Atlético B, Wendel do Inter de Minas e Willian Emanuel do Poços de Caldas tem 6 gols cada.

O Betis tem o pior ataque da competição com apenas 7 gols marcados e a pior defesa com 36 sofridos. Houve até aqui apenas 1 troca de treinador, quando o Ipatinga trocou Wantuill Rodrigues por Eugênio Souza.

O returno será aberto no próximo final de semana com o jogo entre Atlético B x Poços de Caldas na Cidade do Galo em Vespasiano na sexta-feira às 15h. No sábado, a União Luziense recebe o Democrata-SL no Farião em Divinópolis também às 15h. E a rodada será fechada no domingo com mais 2 jogos: às 10h o Betis recebe o Ipatinga em Ouro Branco e às 15h o Coimbra enfrenta o Inter de Minas no Castor Cifuentes em Nova Lima. A folga é do Ponte Nova.